Programação

Conheça as últimas tendências e pesquisas que serão apresentadas por renomados especialistas e saiba por que você deve participar.

JÁ FEZ SUA INSCRIÇÃO?

As inscrições estão com desconto!

18 de junho (terça-feira)

7h30 | Credenciamento
8h30 - 19h | Pôsteres digitais (Feira de exposição)
8h45 | Abertura
8h55 | Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD – presidente
9h | Palestra: Intervenção semiestruturada e adaptativa no local de trabalho: justificativa e aplicações para prevenção e mitigação do stress ocupacional
David Hurtado

Palestra: Intervenção semiestruturada e adaptativa no local de trabalho: justificativa e aplicações para prevenção e mitigação do stress ocupacional
• Saúde total do trabalhador
• Intervenções no local de trabalho
• Saúde e segurança do trabalhador

David Hurtado, ScD, SM (EUA)* – professor associado do Oregon Institute of Occupational Health Sciences da Oregon Health & Science University. Sua pesquisa avalia a eficácia e o processo de intervenções destinadas a melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Sua pesquisa epidemiológica investiga os indicadores de saúde e segurança ocupacional no Oregon. Colombiano, formado na Escola de Saúde Pública de Harvard, é autor de mais de 40 publicações acadêmicas. É o investigador principal de três bolsas ativas financiadas pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) e pela Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde.

*Tradução simultânea

9h50 | Debate

10h10 | Intervalo

10h10 | Boas-vindas (atividade conjunta do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, Sala Juá)
Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo e Luís Felipe Dias Lopes

Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Psicóloga clínica, comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.

Luís Felipe Dias Lopes – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Doutor em engenharia de produção e sistemas (UFSC). Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), pesquisador do PPG em administração da UFSM. Pesquisador do CNPq e FAPERGS, líder do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.

10h20 | Painel: Construindo o encontro entre os Encontros!
Roberto Moraes Cruz e Frederico Soares

Prevenção e posvenção em saúde mental

Roberto Moraes Cruz – doutor em ergonomia, pós-doutorado em métodos e diagnóstico em psicologia e em epidemiologia. Professor e pesquisador do Departamento de PG em psicologia da UFSC, líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Editor-chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho.

Liderança disruptiva: o que isso tem a ver com a QVT?

Frederico Soares – CEO da empresa Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, ex-superintendente de gestão administrativa e ex-diretor de tecnologia da informação do MP do Estado da Bahia. Comendador da cidade de Salvador (mais alta honraria da capital). Atual conselheiro deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia (PrevNordeste). Profissional com mais de 28 anos de experiência em gestão e liderança, sendo 23 na área pública. Mestre em administração, especialista em planejamento e gestão governamental e em sistemas de informação, graduado em processamento de dados.

11h40 | Debate

12h | Intervalo

10h30 | Mesa-redonda: Driblando o stress
Sâmia Aguiar Brandão Simurro, Juliana Moysés Reyes, Dora Maria Grassi e Luis Felipe Dias Lopes

Driblando o stress através de uma cultura organizacional resiliente

Sâmia Aguiar Brandão Simurro, MD, CWP – psicóloga, mestre em neurociências e comportamento (USP), coordenadora do MBA Gestão Estratégica da Promoção em Saúde e Bem-Estar da ABQV/São Camilo, professora no curso mental health na FIA/USP e medicina do trabalho na Universidade São Camilo. Health coach e wellness mapping 360°™trainer, culture coaching trainer (Human Resources Institute). É diretora de certificação da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), coautora em diversos livros no tema.

Yoga, ciência e saúde: um estilo de vida, é possível?

Juliana Moysés Reyes – doutoranda em psicobiologia (UFRN), mestra em biologia celular e molecular aplicada à saúde. Graduação em ciências biológicas (licenciatura ULBRA). Formação em Tantra Yoga (Anandam), atuante professora de yoga e meditação online e presencial. Como guia de turismo realiza atividades de trilhas, caminhadas e vivências de yoga na natureza.

Produtividade e burnout: como resolver esta equação?

Dora Maria Grassi – farmacêutica, mestre (Unicamp) e doutorado (USP), em ciências biológicas, pós-doutorado em stress, Brasil, e em metabolismo (Lyon, França). Professora associada na Unicamp. Atua no Laboratório de Estudos de Estresse, estudando stress, resiliência e práticas de coping em jovens e adultos.

Navegando na ‘nova normalidade’: estratégias para lidar com o stress pós-pandemia

Luis Felipe Dias Lopes – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, professor titular do Departamento de Ciências Administrativas e PPG em administração da UFSM, líder do Grupo de Pesquisa Comportamento inovador, Estresse e Trabalho, pesquisador do CNPq e FAPERGS, estuda comportamento organizacional e doenças comportamentais.

11h35 | Debate

11h55 | Painel acadêmico : apresentação oral de trabalhos
-

12h40 | Debate

12h55 | Intervalo

14h | Simpósio: Trabalho e saúde
Cláudio Antônio Cassou Barbosa, Jorge Trindade e Ana Inés Algorta Latorre

Revolução 4.0 e novas relações de trabalho – impactos sobre a saúde física e mental das pessoas

Cláudio Antônio Cassou Barbosa – desembargador do TRT4, nomeado em 2008 para a vaga do quinto constitucional, como representante dos advogados. Atuou como advogado trabalhista tendo grande experiência na advocacia sindical, nas lides trabalhistas massivas e nas negociações coletivas de trabalho. Foi diretor da AGETRA (Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas). É especialista em direitos humanos e fundamentais e as relações de trabalho, curso de pós-graduação promovido pela Escola Judicial do TRT4 e a PUCRS. Desde 2018, preside a 5a Turma, além de compor a Seção de Dissídios Coletivos do TRT.

Processo: stress para operadores do direito

Jorge Trindade – psicólogo e advogado, pós-doutor em psicologia forense, doutor em psicologia e em ciências sociais. É professor associado da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

O Comitê Panamericano de Juízas e Juízes para os Direitos Sociais e Doutrina Franciscana – e o papel da magistratura nos tempos de hoje

Ana Inés Algorta Latorre – juíza federal desde 1998, atualmente na titularidade da 2ª Vara Federal de Carazinho/RS. Graduada em ciências jurídicas e sociais (UFRGS), master em direitos humanos, interculturalidade e desenvolvimento (Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, Espanha), vice-presidente da Junta Promotora do COPAJU.

15h35 | Debate

15h55 | Intervalo

14h | Painel: Desafios e avanços no cuidado com os profissionais da Segurança Pública
Roberto Moraes Cruz, Lilian Cristina Schulze

Saúde mental e porte de arma: o que há nessa relação?

Roberto Moraes Cruz – doutor em ergonomia, pós-doutorado em métodos e diagnóstico em psicologia e em epidemiologia. Professor e pesquisador do Departamento de PG em psicologia da UFSC, líder do Laboratório Fator Humano e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde (UFSC-CNPq). Editor-chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho.

Gestão de clima organizacional: estratégia de valorização profissional para policiais

Lilian Cristina Schulze – psicóloga PC do Estado de Santa Catarina. Especialista em saúde multiprofissional e terapia relacional sistêmica, mestre em administração, doutoranda em psicologia (UFSC), em período sandwich na Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha. Docente da Academia de Polícia Civil/SC, atua na coordenação de valorização profissional (gestão de pessoas da PCSC) com atividades de pesquisa institucional.

15h40 | Debate

16h | Intervalo

14h | Relato de experiências
Denise Freire Pereira e Flávio Castagna de Freitas

Projeto “Espaço da Fala”: case de sucesso na área de Valorização e Qualidade de Vida na Receita Federal do Brasil

Denise Freire Pereira – auditora da Receita Federal, mestre em psicologia (UAL, Lisboa, Portugal), especialista em psicologia transpessoal (Alubrat), em ciência-corpo/mente (Instituto Visão Futura, Suzan Andrews). Formação em mandalas no curso intensivo em psicologia tibetana budista e psicologia transpessoal (Dharamsala, Índia pela ABPT). Coordenadora do Projeto Espaço da Fala da área de Valorização e Qualidade de Vida no Trabalho da Receita Federal do Brasil.

Análise de indicadores de saúde e a importância da evidência para a tomada de decisões na Polícia Rodoviária Federal

Flávio Castagna de Freitas – mestre em gerontologia (UFSM), especialista em gestão em segurança pública e privada (ULBRA), em educação transformadora (PUC), graduado em educação física (UFSM). Docente na área de saúde da Universidade Corporativa da PRF (UNIPRF), coordenador do Grupo de Trabalho – Indicadores de Saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas da PRF Nacional.

15h | Debate

15h30 | Intervalo

15h40 | Palestra: Racismo institucional e seus efeitos na saúde e qualidade de vida
Teresa Cristina Vital de Sousa

Teresa Cristina Vital de Sousa – assistente social, doutora em serviço social. Analista do Seguro Social e pesquisadora das questões raciais.

16h40 | Debate

16h15 | Palestra: Letramento do assédio
Karina Uchôa

Palestra: Letramento do assédio
• A violência que deixa marcas invisíveis e infinitas: Assédio
• O grito silencioso do assediador
• As memórias do assediado

Karina Uchôa – especialista e pesquisadora em assédio moral no ambiente corporativo e criadora do vídeocast no Instagram @kariuchoa “O mundo do trabalho mudou…E agora?” que entrevista especialistas sobre como as mudanças do mundo do trabalho têm impactado pessoas e instituições desde 2020. Colaboradora em jornais e revistas sobre temas de qualidade de vida, é palestrante nas áreas de assédio moral e sexual nas instituições, gestão de pessoas, compliance, cultura de integridade e gestão de conflitos.

17h | Debate

16h20 | Painel: Autogestão em saúde e a prestação de serviços por sindicatos e associações policiais
Eufrásia Oliveira Campos e Cel. Paulo Augusto Leite Motooka

Ações e intervenções de sindicatos em prol da saúde mental de policiais

Eufrásia Oliveira Campos – PC do Estado de Goiás, 2ª vice presidente do SINPOL/GO. Bacharel em direito, psicologia e pedagogia, especialista em saúde mental, teoria cognitivo comportamental e psicologia jurídica.

A participação das associações policiais no contexto da saúde suplementar – experiência de São Paulo

Cel. Paulo Augusto Leite Motooka – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coronel da reserva da PM do Estado de São Paulo (PMESP). Graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, direito e psicologia, especialista em direito processual e ambiental, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública (Centro de Altos Estudos de Segurança na PMESP). Foi gestor do Sistema de Saúde Mental (SISMEN) da PMESP e chefe do Centro de Atenção Psicológica e Social da PMESP.

17h40 | Debate

17h20 | Painel empresarial: apresentação oral de trabalhos
-

18h05 | Debate

19h – 22h | ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Sâmia Aguiar Brandão Simurro e Juliana Moysés Reyes

Workshop 1: Estratégias para um programa de bem-estar efetivo (Sala Juá)
• Passos para implementação bem-sucedida
• Programas no contexto atual
• Estratégias para a sustentabilidadeo

Sâmia Aguiar Brandão Simurro, MD, CWP – psicóloga, mestre em neurociências e comportamento (USP), coordenadora do MBA Gestão Estratégica da Promoção em Saúde e Bem-Estar da ABQV/São Camilo, professora no curso mental health na FIA/USP e medicina do trabalho na Universidade São Camilo. Health coach e wellness mapping 360°™trainer, culture coaching trainer (Human Resources Institute). É diretora de certificação da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), coautora em diversos livros no tema.

Workshop 2: Yoga: um aliado no gerenciamento do stress na promoção à saúde mental e à consciência corporal (Sala Imbuia)
• Realização de pequena prática de yoga
• Como a ciência vem avançando em estudos com yoga na promoção da saúde?
• A importância da consciência corporal no processo do desenvolvimento pessoal

Juliana Moysés Reyes – doutoranda em psicobiologia (UFRN), mestra em biologia celular e molecular aplicada à saúde. Graduação em ciências biológicas (licenciatura ULBRA). Formação em Tantra Yoga (Anandam), atuante professora de yoga e meditação online e presencial. Como guia de turismo realiza atividades de trilhas, caminhadas e vivências de yoga na natureza.

19 de junho (quarta-feira)

8h30 – 19h | Pôsteres digitais (Feira de exposição)
8h | Painel: A relevância de ações preventivas na Segurança Pública
Erminda Sonia Torres e Maj. Maria Aparecida Silva de Oliveira Lima

A importância da prevenção do estresse pós-traumático

Erminda Sonia Torres – técnica superior penitenciária da Secretaria do Sistema Penal Socioeducativo (SUSEPE/RS). Atualmente cedida para a BM do Rio Grande do Sul. Psicóloga clínica de orientação psicanalítica, com habilitação em licenciatura, especialista em psicologia organizacional e em questões da obesidade. Pós-graduada em segurança e cidadania (UFRGS).

Treinamento de pares no contexto da Segurança Pública como ferramenta auxiliar à proteção da vida

Maj. Maria Aparecida Silva de Oliveira Lima – major da reserva da PM do Estado de São Paulo. Psicóloga, graduada em psicologia e em ciências policiais de segurança e ordem pública, especialista em saúde mental e atenção psicossocial. Formação em luto, prevenção e posvenção do suicídio, formação em abordagem centrada na pessoa.

9h20 | Debate

9h40 | Intervalo

8h30 | Painel: Diferentes perspectivas do burnout
Cassiano Goulart, Dulce Pereira de Brito e Eduardo Santana Cordeiro

Transtornos inflamatórios e epigenéticos causados pelo burnout

Cassiano Goulart – professor do Departamento de Pediatria da Unioeste, Campus Francisco Beltrão, PR. G raduação em medicina (Fundación H.A Barceló, Argentina), diploma de médico revalidado pela UFSM. Especialista em pediatria geral, residência médica (HSVP) e em cancerologia infanto-juvenil (UFF no HSVP). Atua principalmente em emergências pediátricas, pediatria de alto risco, doenças raras imunológicas e processo inflamatório por transtornos imunodesregulatórios.

Síndrome de burnout: o que as organizações podem fazer

Dulce Pereira de Brito – gerente médica de bem-estar e saúde mental do Hospital Israelita Albert Einstein, professora da Faculdade de Medicina da USP, especialista em medicina Interna, terapia Intensiva e promoção da saúde.

Avaliação biopsicossocial e aplicação da CIF

Eduardo Santana Cordeiro – fisioterapeuta, doutor em saúde pública, membro editor do icfeducation.org e integrante do Grupo de Referência de Funcionalidade e Incapacidade da OMS. Presidente da Associação Internacional de Especialistas e Pesquisadores em Funcionalidade e CIF, diretor do Grupo CIF BRASIL.

10h05 | Intervalo

9h30 | Palestra: Programa de desenvolvimento gerencial do MPT
Maria Clara Ferreira Lima

Maria Clara Ferreira Lima – servidora do MPT. Bacharel em psicologia e especialista em gestão pública. Conteudista e tutora de cursos à distância de gestão de pessoas e lideranças na Escola Superior do MPU e no Ministério Público do Trabalho.

10h10 | Debate

10h30 | Intervalo

9h50 | Minicurso: Comando na autovalorização da vida policial
Cel. Hugo Araújo Santos

Cel. Hugo Araújo Santos – coronel da PM do Estado de São Paulo. Graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, bacharel em direito, com extensão em comportamento suicida (UNICAMP), Negociador policial pela Polícia de Córdoba, Argentina e gerenciamento de crises (FBI, EUA). Mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública (Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP). Coautor do livro Alpha-Bravo e docente na disciplina de gerenciamento em incidentes críticos (CAES/SP).

11h50 | Debate

12h | Debate

10h25 | Sessão interativa: Diferentes perspectivas do burnout
10h45 | Rodada de conversa: Saúde mental em foco
Elizângela Peruchi Rampinelli e Juliana Sawaia

Programa de felicidade e de QVT do MPES

Elizângela Peruchi Rampinelli – gerente de coordenação de RH do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

Felicidade no trabalho, uma jornada possível

Juliana Sawaia – mestre (FDC) tem como foco compreender a influência da liderança na felicidade dos colaboradores. Certified Happiness Trainer (Happiness Studies Academy, EUA). Professora de felicidade para liderança na Harvard Business School.

11h45 | Debate

12h | Intervalo

11h10 | Palestra: A saúde mental ocupacional do ponto de vista da psicodinâmica do trabalho
Valérie Ganem

Palestra: A saúde mental ocupacional do ponto de vista da psicodinâmica do trabalho
• Saúde, normalidade e sofrimento
• O papel da organização do trabalho pelo mantimento e/ou deterioração da saúde mental
• A mobilização da inteligência no trabalho: a melhor prevenção contra as novas patologias ocupacionais

Valérie Ganem (França) – mestrado em sociologia e em psicologia do trabalho, doutora em psicologia, orientada por Christophe Dejours. Orienta teses e dissertações. É professora titular da Universidade Sorbonne Paris Nord, Unidade Transversal de Pesquisa em Psicogênese e Psicopatologia (UTRPP), e associada à Universidade Sorbonne Paris Cité, em psicologia clínica, psicopatologia, psicanálise (PCPP), tema “Sociedade, Violência e Trabalho”.

11h55 | Debate

12h15 | Intervalo

13h15 | Palestra: Segurança psicológica na prática
Veruska Galvão

Palestra: Segurança psicológica na prática
• Indicadores da segurança psicológica
• Comportamentos da liderança para a criação de um ambiente psicologicamente seguro
• Resultados de ambientes psicologicamente seguros

Veruska Galvão – psicóloga organizacional, mentora executiva, professora e palestrante, certificações internacionais em modelagem de cultura, segurança psicológica de times, constelação sistêmica organizacional e fearless organization. É especialista em gestão de pessoas, pós MBA em docência empresarial. Atua há 20 anos no desenvolvimento de líderes, fundadora da Akademia de Transformação Organizacional e foi cofundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica.

14h | Debate

14h | Painel: Promoção de saúde e qualidade de vida para os trabalhadores penitenciários
Nathalya de Arruda Marques Ibrahim e Tânia Regina Armani Nery

Programa de qualidade de vida no trabalho da SENAPPEN

Nathalya de Arruda Marques Ibrahim – especialista federal em assistência à execução penal, coordenadora de saúde e qualidade de vida da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Psicóloga, graduada em psicologia (Universidade do Rio de Janeiro), especialista em gestão e auditoria em saúde pública e em psicologia clínica fenomenológica-existencial (IFEN/RJ).

Saúde do servidor penitenciário do Rio Grande do Sul

Tânia Regina Armani Nery – técnica superior penitenciária na Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo (SUSEPE/RS) e coordenadora da Seção de Atendimento ao Servidor da SUSEPE. Psicóloga clínica, graduada em psicologia, especialista em ciências criminológicas, em psicologia do trabalho e em gestão da psicologia organizacional.

15h20 | Debate

15h40 | Debate

14h | Palestra: Felicidade e o exercício da liderança
Cecília Smaneoto

Cecília Smaneoto – master e advanced em coaching e mentoring (Holos – sistema ISOR), practitioner em PLN quântica, reikiana Usui. Mestra em desenvolvimento (UNIJUI), especialista em recursos. Fundadora, idealizadora, facilitadora trainer na REetorno Consultoria e Carreira.

14h55 | Debate

15h20 | Intervalo

14h20 | Palestra: Produtividade Sustentável - como equilibrar objetivos pessoais e profissionais sem perdas pelo caminho
Izabella Camargo

Palestra: Produtividade Sustentável – como equilibrar objetivos pessoais e profissionais sem perdas pelo caminho
• Atualização de identidade
• Gerenciamento do stress
• Contratos de tempo

Izabella Camargo – jornalista, palestrante promotora de saúde mental, bem-estar no trabalho e longevidade. LinkedIn Top Voice 2024 Equilíbrio vida e trabalho e uma das 3 profissionais mais influentes do setor de RH pelo prêmio IBest. Idealizadora do movimento pela Produtividade Sustentável para que CNPJ e CPFs falem a mesma língua, 4 vezes TEDx speaker. É autora do best-seller “Dá um Tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites”. Trabalhou como repórter e apresentadora na TV Globo, Band e SBT.

15h05 | Debate

15h25 | Intervalo

15h40 | Palestra: Fadiga do Zoom: raízes individuais com impacto organizacional ou o contrário?
Valéria Patrícia Martin

Valéria Patrícia Martins – psicóloga, mestre em neurociências e neuropsicologia cognitiva (Universidade do Algarve, Portugal), possui MBA em psicologia positiva. Atua há 15 anos como psicóloga no INSS, com experiência nas áreas de educação e saúde e qualidade de vida no trabalho.

16h30 | Debate

15h45 | Palestra: Liderança e cultura - ícones para a saúde da organização
Crismeri Delfino

Palestra: Liderança e cultura – ícones para a saúde da organização
• Liderança
• Cultura
• Organizações

Crismeri Delfino – diretora da Possibilità – Consultoria Organizacional, psicóloga, trabalha com RH e gestão há 30 anos, espaço onde coordena missões nacionais e internacionais de negócios. Desenvolve games para aprendizado corporativo e programas de treinamentos de liderança, equipe e relacionamento interpessoal, realiza coaching a executivos e desenvolve transformação cultural nas organizações. Coordena programas de sucessão de herdeiros para empresas familiares. Professora nos MBAs da PUCRS, FEEVALE, UNISINOS e PUCRS online em parceria com o UOL EdTech.

16h30 | Debate

16h | Painel: Boas práticas na Segurança Pública
Patrícia Spindler e José Luis Vargas

Saúde mental e cuidado: o impacto do Programa Escola Mais Segura nos servidores da Guarda Municipal de Novo Hamburgo/RS

Patrícia Spindler – psicóloga clínica e psicoterapeuta, docente na Faculdade de Psicologia IENH. Psicóloga na Secretaria de Segurança da Prefeitura de Novo Hamburgo. Escritora e articulista do Jornal NH, mestre em psicologia social, doutoranda em processos e manifestações culturais.

Experiência da acupuntura em manejos de distúrbios do stress na Polícia Civil RS

José Luis Vargas – graduado em fisioterapia, especialista em fisioterapia em ortopedia, em saúde da família e em acupuntura. Mestre em ensino na saúde (UFRGS). Atua em clínica da dor, fisioterapia de reabilitação ortopédica e acupuntura dos cinco elementos. Atende na Policlínica da PC/RS e em consultório particular.

17h30 | Debate

16h50 | Painel: Existe saúde e bem-estar no trabalho para as mulheres negras?
Denise Ribeiro Denicol e Luana Pereira da Costa

Denise Ribeiro Denicol – consultora jurídica pela Denise Denicol, sociedade individual de advocacia, mentora para mulheres pelo Programa UMA, está diretora jurídica da Odabá, membro da Casa Norma, host do Espaço Bororó, colunista do Sozinha Não, parceira na área trabalhista da Baladão & Fagundes e head trabalhista do Petri & Machado da Rosa Advocacia.

Luana Pereira da Costa – advogada no Petri & Machado da Rosa Advocacia, líder do Núcleo Antidiscriminatório. Professora universitária na Uniritter, escritora e palestrante. Graduada em ciências jurídicas e sociais e mestre em sociologia (UFRGS). Autora do livro “Vivências e Percursos de Mulheres em Situação de Violência: Um Olhar Interseccional” e coautora do livro “Compliance Antidiscriminatório: Lições práticas para um novo mundo corporativo”.

17h35 | Debate

19h – 22h | ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Dora Maria Grassi e Luis Felipe Dias Lopes

Workshop 3: Construindo a resiliência: utilizando indicadores para a avaliação do stress (Sala Juá)
• Stress
• Resiliência
• Competências socioemocionais

Dora Maria Grassi – farmacêutica, mestre (Unicamp) e doutorado (USP), em ciências biológicas, pós-doutorado em stress, Brasil, e em metabolismo (Lyon, França). Professora associada na Unicamp. Atua no Laboratório de Estudos de Estresse, estudando stress, resiliência e práticas de coping em jovens e adultos.

Workshop 4: Construção e validação de escalas psicométricas: teoria e prática (Sala Imbuia)
• Validade de conteúdo e validade de constructo
• Confiabilidade e objetividade
• Validação em amostras distintas

Luis Felipe Dias Lopes – coordenador do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público (2023). Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas e Programa de Pós-graduação em Administração da UFSM, Lider do Grupo de Pesquisa Comportamento, Estresse e Trabalho, pesquisador do CNPq e FAPERGS. Estuda comportamento organizacional e doenças comportamentais.

20 de junho (quinta-feira)

8h30 | Painel: programas de qualidade de vida para servidores públicos
-

9h20 | Debate

9h35 | Palestra: A quem interessa a qualidade de vida no trabalho (QVT) no setor público brasileiro?
Mário César Ferreira

Palestra: A quem interessa a qualidade de vida no trabalho (QVT) no setor público brasileiro?
• Atualidade da qualidade de vida no trabalho
• Gestão de QVT
• Protagonismo dos trabalhadores

Mário César Ferreira – psicólogo do trabalho e ergonomista. Professor titular do Instituto de Psicologia da UnB e do PPG em psicologia organizacional e do trabalho (PPG-PSTO). Tem doutorado em ergonomia (École Pratique des Hautes Études, França), pós-doutorado em ergonomia aplicada à QVT (Universidade Paris 1, França). É especialista em QVT com intervenções no contexto do serviço público brasileiro. Autor e organizador de 13 livros no campo da relação trabalho-saúde e QVT e de cerca de cinquenta artigos em periódicos científicos.

10h20 | Debate

10h40 | Intervalo

11h | Palestra: Impacto do comportamento suicida; o que fazer?
Neury José Botega

Palestra: Impacto do comportamento suicida; o que fazer?
• Contrariamente a uma tendência mundial, o suicídio cresce no Brasil. Como compreender esse fenômeno?
• Características de uma crise suicida: estados mentais e sinais
• Como ajudar uma pessoa que pensa em se matar?

Neury José Botega – graduação em medicina, residência médica em psiquiatria e doutorado em saúde mental (Unicamp). Pós-doutorado (Universidade de Londres). Autor de vários livros, entre eles: “A tristeza transforma, a depressão paralisa”; “Crise suicida: avaliação e manejo”; “Comportamento suicida”. Membro fundador da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio. Lecionou na Unicamp de 1986 a 2019. Atualmente trabalha em consultório e realiza cursos e palestras.

11h45 | Debate

12h05 | Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de Segurança Pública
-

12h55 | Debate

13h10 | Intervalo

14h15 | Palestra: Por que acreditamos em mentiras nas redes sociais? O descompasso entre as rápidas mudanças tecnológicas e a lenta evolução biológica do cérebro
Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima

Palestra: Por que acreditamos em mentiras nas redes sociais? O descompasso entre as rápidas mudanças tecnológicas e a lenta evolução biológica do cérebro
Como o cérebro se adapta à tecnologia
• Como as redes sociais promovem desinformação
• Novas tecnologias que colocam em risco os direitos individuais e coletivos

Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima – médico psiquiatra, formação no Centre Hospitalier Sante-Anne, Université Paris-Descartes, mestre em farmacologia e doutor em bioquímica. Trabalha principalmente como psiquiatra clínico, tendo desenvolvido pesquisas nas áreas da prevenção ao maltrato infantil, extinção de memória em trauma, genética da adição e uso de terapias celulares no tratamento da depressão. Foi um dos criadores do congresso Cérebro, Comportamento e Emoções, autor do livro Depressão e bipolaridade, um guia prático para entender e cuidar.

15h | Debate

15h20 | Intervalo

15h40 | Palestra: Inteligência espiritual para viver melhor: práticas na vida cotidiana
Claudio Senna Venzke

Palestra: Inteligência espiritual para viver melhor: práticas na vida cotidiana
Bem-estar
• Relacionamentos positivos
• Liderança

Claudio Senna Venzke – doutor em administração (PPGA/UFRGS, estágio doutoral no Boston College (EUA), com foco em espiritualidade nas organizações, graduação e mestrado em administração (UFRGS). Especialista em psicologia positiva (PUCRS). Professor de pós-graduação em gestão e negócios, na área de desenvolvimento humano baseado na espiritualidade. Idealizador e condutor de programas de desenvolvimento de gestores, baseados na inteligência espiritual e na abordagem integral.

16h25 | Debate

16h45 | Entrega de Prêmios
17h15 | Encerramento

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas